segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Wilco: Kool Haus, Toronto, Canadá, 20 de junho de 2003

Por Hiran Eduardo Murboch

Antes de tudo, eu preciso admitir: não conheço muito do trabalho do Wilco, o pouco que conheço se restringe ao “Yankee Hotel Foxtrot” e algumas músicas baixadas aleatoriamente da Internet. Detalhe: como nunca anoto nomes de música quando gravo um CDr, eu realmente fico sem saber a que álbum pertencem, entretanto, isto não me impediu de curtir um dos shows mais emocionantes e agradáveis que tive oportunidade de acompanhar nesta cidade.

Em um local não muito grande, mas completamente lotado, exatamente às dez horas da noite, a banda entra no palco. Com Jeff Tweedy nos vocais/guitarra, John Stirratt no baixo, Leroy Bach nos teclados/guitarras/sintetizadores, Glen Kotche na bateria e percussão e mais um outro músico “backup” também nos sintetizadores, abriram com uma canção que reconheci ser do YHF mas que, infelizmente, não sei o nome – favor desculpar este ‘jornalista’ amador.

Apesar do início com uma forte tendência eletrônica e com muitas músicas de seu último álbum – o YHF acima citado – o que se viu foi uma seqüência de canções suaves e delicadas, que deliciaram o público presente e mostram que, ao vivo, o Wilco consegue o que parecia impossível, superar a qualidade de seus álbuns.

Todos os integrante da banda são grandes músicos, que utilizam de recursos eletrônicos como um complemento ao seu trabalho, diferente de muitas bandas atuais que se escondem atrás de computadores e sintetizadores para compensar a falta de competência. Muitas das músicas são praticamente acústicas, com o violão de Jeff Tweedy dando o tom. Mas faz-se necessário ressaltar o trabalho de Glen Kotche, pois muitos dos “sons” que eu imaginava serem sintetizadores são - na verdade - extraídos do seu ‘set’ de percussão.

Os maiores sucessos como Heavy Metal Drummer, Jesus, etc. e I Am Trying to Break Your Heart obviamente não foram deixados de lado. Mas, para deleite de todos, eles apresentaram uma música nova: Spider (mais de cinco minutos de duração, com diversas quebras, indo do suave ao pesado e voltando ao suave), que provavelmente entrará no próximo álbum. E, usando esta música como parâmetro, podemos esperar que mais uma ótima surpresa está por vir.

Após quase duas horas de show, com “dois bises”, todos deixaram o local satisfeitos por terem visto uma grande apresentação de uma ótima banda. Mas neste momento, me sinto no dever de dar um pequeno conselho: caso tenha a oportunidade de assistir a um show do Wilco na companhia de alguém – no sentido romântico da palavra – com certeza será muito mais proveitoso, pois Jeff Tweedy consegue compor algumas das baladas mais doces e deliciosas da atualidade.

29/07/2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário