segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SARS-stock
30 de julho de 2003
Downsview Park – Toronto - Canadá

Por Hiran Eduardo Murbach

A expressão “fechar com chave de ouro” poucas vezes foi empregada com tanta propriedade como agora. Para completar o que alguns amigos disseram se tratar de uma ‘viagem para ver shows’, (é mentira, pois vim prá cá estudar inglês ) meu último show em Toronto foi o – informalmente - chamado de SARS-stock (um trocadilho entre SARS e Woodstock). Qualquer pessoa que tenha assistido ou lido algum jornal – mesmo no Brasil – no dia subsequente deste, ficou sabendo deste festival.

Foi a última e maior cartada de Toronto para limpar a imagem da cidade por causa do SARS. E foi uma iniciativa monstro, para repercurtir mundo afora: onze horas de musica, quinze atrações e 450.000 pessoas que pagaram o irrisório preço de CDN$ 21,50 – menos de R$ 50,00 reais.

As primeiras atrações tiveram 15 minutos de apresentação, o que significou apenas três canções. Neste esquema, tocaram Sam Roberts, Kathleen Edwards, La Chicane, The Tea Party, The Flaming Lips , Sass Jordan, The Isley Brothers, Blue Rodeo, Have Love Will Travel Revue – com os atores Jim Belushi e Dan Aykroyd - e Justin Timberlake. Porém, o forte calor e o som ruim impediram uma empolgação maior, que só veio a aparecer quando começaram a jogar garrafinhas de água no ex-N’Sync – eu já vi esta história antes e você?

O rock ‘n’ roll começou mesmo com a entrada dos veteranos – está certo, a partir de agora todos os que se apresentaram podem ser considerados veteranos – do The Guess Who. Mais famosos atualmente por causa da regravação de Lenny Kravitz para "American Woman". O pessoal do The Guess Who fizeram um show que agradou os mais velhos, mas que foi seriamente afetado por causa do som, que teimava em oscilar durante todo o tempo, problema que persistiu até o início do show dos Stones.

A atração seguinte foram os canadenses do Rush. Está certo que o som deles é um pouco antigo e que algumas vezes chega a ser cansativo mas, com apenas três musicos, eles conseguem fazer muita coisa que várias bandas atuais – que possuem o dobro de integrantes - nem imaginam em fazer; e o Neil Peart está em um outro nível comparado a os outros bateristas. Mas, infelizmente, a resposta da platéia não foi muito animada. E depois, 35 minutos para eles, considerando a duração de suas músicas, não é nada.

Quando o sol começou a dar sinal de que iria desaparecer, aliviando assim o calor, entra no palco a melhor atração da noite, aquela que fez realmente todos pularem e cantarem – e eu ainda não estou falando dos Stones. Os australianos do AC/DC, com um Angus Young vestido a caráter e um Brian Johnson visivelmente empolgado e emocionado, deram início a uma aula de uma hora e dez minutos de como se faz rock ‘n’ roll de verdade. Esta apresentação deles deveria ter sido gravada e todas as bandas que estão iniciando – e quem sabe algumas com anos de estrada – deveriam assistir para aprender como conquistar um público que não estava interessado em assisti-los.

Mas, além disto, temos que admitir que alguns hinos ajudam e isto o AC/DC tem, e muitos: "Back in Black", "Thunderstruck", "Hells Bells", "You Shook Me All Night Long", "Highway to Hell" entre outras. Além das músicas, que fizeram qualquer um balançar a cabeça e cantar junto, o ponto alto do show foi o famoso strip-tease de Angus, ao som de "The Jack". Com o seu jeitão todo desengonçado, ele foi tirando sua roupa de estudante aos poucos, ficando apenas de bermuda e após alguns minutos de enrolação, ele abaixou, mostrando - para delírio de todos - uma ceroula com a bandeira do Canadá

A grande maioria dos presentes estava lá para ver os Rolling Stones, mas estes senhores ingleses iriam precisar de muito esforço para conseguir superar a apresentação de seus coadjuvantes australianos. Depois de alguns minutos de atraso, eles entram no palco. Amparados por teclado, metais e vocais de apoio, eles começaram uma série de ‘greatest hits’ que, considerando a duração da apresentação e a carreira deles – respectivamente, uma hora e meia e 40 anos – iria deixar de fora muita coisa boa. Como de costume, iniciaram com "Start Me Up", emendando com "Brown Sugar".

Não há muito o que dizer deles. Impossível destacar apenas uma música, pois se você perguntar para todos os fãs dos Stones presentes qual é a música preferida, seria necessário um show de umas seis ou sete horas e ainda assim sairia gente reclamando que faltou alguma coisa. Mas certas canções agradaram mais como "Ruby Tuesday" (que fez surgir diversos isqueiros acessos) "You Can’t Always Get What You Want" e, obviamente, "Satisfaction".

Os duetos prometidos ocorreram, mas apenas com músicos que se apresentaram no dia, como Justin Timberlake – novamente vaiado e servindo de alvo de garrafadas – cantando "Miss You" com Mick Jagger e tendo a coragem de inserir durante a canção pedaços da sua "Cry Me a River" – heresia! – e os irmãos Young fazendo a cover da "Rock Me Baby" de B.B. King.

Houve ainda a oportunidade do highlander Keith Richards – em ótima forma física e tocando muito bem, diga-se de passagem – cantar "Nearness of You" e "Happy". Com ele, o carisma e o folêgo de Mick Jagger, a competência de Ron Wood, a sobriedade e a simplicidade-perfeição de um baterista de jazz como Charlie Watts, a impressão que se tem é que ainda há muita lenha para queimar na fogueira chamada Rolling Stones.

E o rock ‘n’ roll agradece. Definitivamente, mostra que, por mais que se diga que está morto, quando se faz necessário abalar estruturas e mobilizar multidões, ele é chamado e reaparece na forma de senhores sessentões .

SET LISTS:

The Guess Who:
- Hand Me Down World
- No Sugar Tonight / New Mother Nature
- Takin’ Care of Business
- American Woman
- No Time

Rush:
- Tom Sawyer
- Closer to the Heart
- Paint It Black (intrumental)
- The Spirit of Radio
- Limelight
- YYZ
- Freewill

AC/DC:
- Hell Ain’t a Bad Plate To Be
- Back in Black
- Dirty Deeds Done Dirt Cheap
- Thunderstruck
- If You Want Blood (You Got It)
- Hells Bells
- The Jack
- T.N.T.
- You Shook Me All Night Long
- Whole Lotta Rosie
- Let There Be Rock
BIS
- Highway to Hell

Rolling Stones:
- Start Me Up
- Brown Sugar
- You Got Me Rocking
- Tumblin’ Dice
- Don’t Stop
- Ruby Tuesday
- You Can’t Always Get What You Want
- It’s Only Rock ‘n’ Roll
- Miss You
- Nearness of You
- Happy
- Sympathy for the Devil
- Rock Me Baby
- Honky Tonk Women
- Satisfaction
BIS
- Jumpin’ Jack Flash

07/08/2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário